EDITORIAL
Homenagem a João Camacho
Arnaldo Matos
É já no próximo sábado, depois de amanhã, dia 24 de Fevereiro de 2018, que se promoverá, na sede do Partido na Avenida do Brasil, em Lisboa, a Sessão de Homenagem ao camarada João Camacho, membro do Partido durante mais de quarenta anos, participante no Congresso da Fundação, em 26 de Dezembro de 1976, e membro do seu Comité Central.
A sessão será presidida pela camarada Lurdes Camacho, companheira de uma vida de João Camacho, a quem pedimos que estivesse presente e presidisse à sessão de homenagem e encerrasse o evento.
Com a Sessão de Homenagem ao camarada João Camacho, o nosso Partido retoma uma tradição de homenagem pública aos companheiros mortos, que começou em 1972, com a homenagem a Ribeiro Santos e continuou em 1974, com a morte num acidente de viacção que vitimou, perto de Águeda, o camarada José Maria Martins Soares, um dos responsáveis pela actividade cultural do Partido.
Os liquidacionistas do grupelho de Conceição Franco e Garcia Pereira, anti-marxistas e anti-comunistas primários, puseram termo a essa tradição revolucionária.
As sessões públicas de homenagem aos companheiros mortos devem ser promovidas pela célula do Partido a que o falecido pertenceu, e destinam-se a aprender com os exemplos da sua vida e da sua luta, nas lições que nos deixou.
Estarão presentes camaradas da Madeira e dos Açores, que privaram de perto com João Camacho na Organização do I Congresso Regional dos Açores, onde Camacho, apesar de gravemente enfermo, não deixou de dar a todos os camaradas açorianos um exemplo inesquecível de coragem e dedicação, que a todos comoveu profundamente.
Na sessão de homenagem ao camarada João Camacho, vão usar da palavra os camaradas e as camaradas abaixo designados e pela ordem indicada:
- Carlos Paisana, secretário da célula Martins Soares, da Sede Nacional;
- Zita Matos, da Organização do Partido na Madeira;
- Pedro Pacheco, secretário regional dos Açores;
- Ludovina Gomes, Comité do Partido na Ilha Terceira;
- José Cruz, secretário regional do Partido no Maciço Central;
- Fernando Firmino, secretário regional de Setúbal;
- Maria Paula, em representação das brigadas de reorganização do Partido;
- Cidália Guerreiro, em representação da organização do Partido no distrito de Lisboa;
- Arnaldo Matos, fundador do Partido;
- Lurdes Camacho, companheira de João Camacho.
A sessão de homenagem ao camarada João Camacho é pública, aberta portanto aos militantes e simpatizantes do Partido e a todos os elementos do povo que nela desejarem participar.
Por isso, convidamos todos quantos entenderem dever participar na sessão.
22FEV18
Dar Voz a Quem Não Tem Voz
Oeste
Um exemplo de liquidação do SNS
Recebemos de um nosso leitor a carta que expressa a preocupação quanto ao previsível encerramento do hospital de Torres Vedras e que, abaixo, transcrevemos na íntegra
Exmos Srs,
Meu nome é Patrick Francisco, tenho 46 anos, e sou residente em Torres Vedras.
Tomei a liberdade de deixar aqui uma reflexão sobre uma questão fundamental para os cuidados de saúde na Região Oeste de Portugal.
Um dos temas que tem suscitado grande preocupação entre os torrienses e em toda a Região Oeste, está relacionado com o acesso aos serviços hospitalares. Até agora, a Região Oeste tem sido servida por 3 Hospitais, nomeadamente em Torres Vedras, Caldas da Rainha e Peniche.