CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Pequenos e médios agricultores manifestam-se em Lisboa - Fora com o governo que nos mata à fome!

2013-04-17-manifestacao agricultores 01Cristas, só sabe depenar-nos” foi um dos milhentos gritos ouvidos hoje nas ruas de Lisboa, saídos das gargantas secas mas revoltadas de milhares de pequenos e médios agricultores que vieram à capital manifestar-se contras as medidas antipopulares na agricultura, manifestação essa promovida pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Ao nosso jornal chegava testemunhos pungentes de agricultores que se sentem asfixiados, cada vez com menos apoios, “sabem que eles (governo) querem-nos obrigar a passar factura se quisermos vender um ramo de salsa, um quilo de batatas ou alguns ovos?” , interroga-nos um velho agricultor de Soutosa, da região do Douro vitícola, tendo já a resposta engatilhada: “Eles são uns gatunos, isso sim”. Este agricultor referia-se às medidas impostas do governo aos pequenos e médios agricultores de colectarem-se nas Finanças para sim os tributar.

"Este programa de desastre nacional do Governo e das tróicas, que está a ser aplicado a ferro e fogo ao nosso país e também à grande maioria dos agricultores portugueses, está a agravar tudo até ao insuportável", sustentou João Dinis, dirigente da CNA, considerando que "o Governo corta em tudo o que é apoio público e em tudo o que os agricultores mais precisam para trabalhar e viver".

Outras das denúncias feitas este dirigente dos agricultores refere-se ao "corte de 150 milhões de euros, em 2012 e 2013", no Programa de Desenvolvimento Rural (Proder), na sequência da redução da comparticipação nacional naquele programa. Mais adiante afirmou que "com estes atrasos estão a levar à falência as organizações de produtores pecuários, correndo o risco de, em caso de doença, dar cabo da produção e do comércio nacional de carnes, e a sanidade animal e a própria saúde pública e os serviços de controlo da sanidade animal não estão garantidos".

Queremos uma nova PAC” afirmava, alto e bom som um jovem agricultor do distrito de Braga, mostrando assim a sua revolta contra a política imposta pela UE com que fez que milhares de agricultores fossem á falência durante estes mais de 20 anos, política essa que favoreceu os grandes agricultores do centro e norte da Europa. As políticas impostas pela então CEE e depois pela União Europeia, seguidas pelos diversos governos que passaram pelo poder, faz com que o nosso país importe mais de 80% do que precisamos para nos alimentar.

Isto não pode continuar! Queremos outro governo!”, palavra de ordem muita ouvida nesta manifestação demonstrativa que os pequenos e médios agricultores e suas associações e organizações estão bem cientes de que este governo de traição nacional tem de ser derrubado sem perda de tempo, para que “a vespa Velutina não nos continue a roubar” diz-nos um pequenos agricultor vestido a rigor, como apicultor, referindo-se à ministra Cristas.

Derrubar este governo e impor um governo democrático patriótico em seu lugar, terá de ser a saída justa para a revolta mais que justa destes milhares agricultores que em conjunto com a maioria do povo terão de impor sem mais hesitações, “para que este governo nos deixe de sugar”.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Pequenos e médios agricultores manifestam-se em Lisboa - Fora com o governo que nos mata à fome!