CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Acerca da marcha contra o empobrecimento - Por uma unidade séria pelo derrube do governo

2013-04-13-manif 01A iniciativa da marcha contra o empobrecimento recentemente convocada e organizada pela Intersindical e que culminou com a realização de uma manifestação em Lisboa no passado dia 13 de Março deve merecer um exame critico que permita tirar ensinamentos para o futuro da luta político-sindical e da unidade de todas as forças empenhadas no derrubamento do governo.

A marcha em causa começou por não ser verdadeiramente uma marcha, visto que se caracterizou por uma série de concentrações em várias capitais de distrito, mas que não se juntaram nem convergiram para a capital.

Depois, a mobilização para esta realização, cuja consigna – contra o empobrecimento - indicava a participação, não apenas dos trabalhadores no activo como os desempregados e reformados, não se revelou suficientemente ampla e intensa para assegurar um resultado que representasse uma derrota para o governo.

Por outro lado, para que isto sucedesse, não se teve em conta, não apenas a necessidade de programar com grande antecedência este tipo de acções, como de envolver na sua convocatória e organização todas as correntes sindicais e políticas que se têm manifestado pelo derrubamento do governo.

Finalmente, é um erro continuar a ocultar das palavras de ordem centrais de qualquer forma de luta dos trabalhadores a do derrubamento deste governo e a formação de um governo democrático patriótico. É que não se pode pôr termo à politica terrorista de austeridade e empobrecimento do governo, se não se derrubar antes este governo de traição nacional.

Foi por tudo isto que a manifestação de 13 de Abril em Lisboa registou uma fraca participação, não representando um passo em frente no movimento de massas contra o actual governo e por uma alternativa democrática e patriótica.

Ou a actual direcção da CGTP compreende que só na base de uma ampla unidade de todas as forças políticas e sindicais em torno do objectivo político do derrubamento do governo é possível travar a contra-revolução, organizando com toda a seriedade e antecedência uma nova greve geral de um ou mais dias, ou terá de ser responsabilizada pelas derrotas que a classe operária vier a sofrer.

E seria bom que já para a comemoração do 1º de Maio arrepiasse caminho e mostrasse que está verdadeiramente interessada em praticar a unidade em torno de objectivos políticos claros e que essa unidade não tem como pressuposto forçar os aliados a reconhecer aquela central sindical como a única corrente sindical.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Acerca da marcha contra o empobrecimento - Por uma unidade séria pelo derrube do governo