CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Trabalhadores da Saint-Gobain Sekurit em greve contra despedimentos

Trabalhadores desta importante empresa vidreira (ex-Covina), localizada no concelho de Loures e que é a única fábrica de vidro automóvel em Portugal, estão em luta contra a tentativa da administração de despedir 45 trabalhadores, encerrando duas linhas de produção.

Os trabalhadores, actualmente 206, encontram-se em greve desde de ontem, 5 de Março, com paralisações de 4 horas em cada turno, prolongando-a pelos dias 6, 7, 8, 10 e 11.

Durante uma concentração realizada ontem junto às instalações da empresa, um membro da comissão de trabalhadores denunciou o facto de os patrões estarem a invocar como pretexto a redução das encomendas, o que é falso.

"Sabemos que houve encomendas que foram recusadas para o mercado de reposição e isso poderia ser uma tábua de salvação para a produção da nossa fábrica", adiantou. A adesão a estas paralisações tem sido elevada, atingindo hoje (dia 6) os 100 por cento.

Durante uma manifestação realizada hoje frente ao Ministério da Economia, os trabalhadores da Saint Gobain, acompanhados dos seus familiares, distribuíram um comunicado, no qual apontam os seguintes objectivos fundamentais da greve:

- a defesa dos postos de trabalho, da empresa e da produção nacional;
- contra a intenção de despedimento colectivo, por parte da administração;
- pela negociação dos aumentos salariais 2013;
- pela reposição do pagamento dos feriados e horas extras, de acordo com o AE;
- pela efectivação do período normal de trabalho anual, de acordo com o AE;
- pelo respeito dos direitos individuais e colectivos.


Ao mesmo tempo que saúda e exprime a sua solidariedade para com esta luta, o Luta Popular não pode deixar de significar que ela só terá êxito se os trabalhadores se unirem firmemente, não apenas em torno daqueles objectivos, como também, juntando-se aos restantes trabalhadores, pelo objectivo do derrube do governo que, como se sabe, tem dado cobertura à actuação terrorista do patronato.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Trabalhadores da Saint-Gobain Sekurit em greve contra despedimentos