CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Trabalhadores da Iberia em greve, contra os despedimentos e contra o governo do grande capital

2013-02-18-trabalhadores da iberia 01Os trabalhadores da companhia de aviação Iberia¸em Espanha, estão desde ontem em greve, considerada a maior desde de sempre, pela sua amplitude e determinação. Esta luta opõe-se ao plano de reestruturação da empresa, que prevê despedir cerca de 3800 dos 20 mil trabalhadores da empresa. Esta paralisação decorre até sexta-feira próxima e foi convocada por seis sindicatos dos trabalhadores. Os protestos vão-se prolongar até Março e incluirão outras duas paralisações de cinco dias cada uma.

Ontem mesmo, milhares de trabalhadores efectuaram uma marcha de protesto de oito quilómetros, com início pelas 08:00, entre a nova e a antiga zona industrial de Barajas, e realizaram uma concentração entre as 12:00 e as 15:00 no terminal 4 do aeroporto de Madrid-Barajas. Algumas centenas de trabalhadores penetraram nas zonas de embarque, ao mesmo tempo que distribuíam folhetos aos passageiros presentes no aeroporto. Um dos dirigentes afirmou alto e bom som que "temos que responder e actuar. Senão este é o fim e estaremos todos mortos". As forças de repressão, em grande número desde das primeiras horas, atacaram os trabalhadores. Estes responderam com grande firmeza, fazendo recuar os esbirros e impondo a sua entrada nas instalações do aeroporto de Barajas.

Segundo as ultimas informações, a adesão a esta greve conseguiu o pleno, 100%, logo no primeiro dia, demonstrando a grande determinação destes trabalhadores contra as medidas terroristas que o governo espanhol quer impor na Iberia.

Esta luta vem colocar na ordem do dia a necessidade de os trabalhadores europeus conjugarem esforços no combate às medidas que os diversos governos desta Europa do capital querem impor, que provocarão mais desemprego, mais miséria, mais fome. A luta internacionalista é fundamental para pormos um travão às medidas económicas do grande capital, que atingem primacialmente os países do sul da Europa, mas que, a cada dia que passa, atingem os trabalhadores e os povos de muitos outros países.

Solidariedade aos trabalhadores da Iberia em luta! Os trabalhadores e os povos da Europa vencerão o imperialismo, o grande capital e todos os seus lacaios!


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Trabalhadores da Iberia em greve, contra os despedimentos e contra o governo do grande capital