CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Manifestação Internacional de Estivadores - “A Nossa luta é de todos!”

2012-11-29-manif estivadores 01Os trabalhadores estivadores continuam a sua luta com grande determinação, revelando uma vontade férrea no combate contra a precariedade dos seus postos de trabalho.

Como já havíamos noticiado nestas páginas, os trabalhadores, há três meses em greve ao trabalho suplementar, prolongaram a sua greve até ao dia 17 de Dezembro, greve que tem encostado à parede o governo de traição nacional Coelho/Portas. Nem a demagogia, nem as mentiras lançadas pelo patronato para intoxicar a opinião pública têm desmobilizado a luta destes bravos homens e suas famílias.

No passado dia 29, promoveram mais uma manifestação de força, em que contaram com a presença e participação solidária activa de estivadores, entre outros, de portos suecos, franceses, belgas, galegos, finlandeses, noruegueses.

Desfilando pelas ruas de Lisboa e ao som dos petardos que iam sendo lançados, os estivadores fizeram ouvir bem alto a sua firmeza: “os estivadores somos nós!”, “ a nossa luta é de todos!”.

Em frente à Assembleia da República, onde se encontravam também os profissionais das feiras, em protesto contra o aumento do IVA para 23%, realizou-se um plenário em que tomaram a palavra, quer os representantes dos sindicatos dos estivadores portugueses, quer membros dos sindicatos dos estivadores estrangeiros presentes a exprimir o apoio aos seus camaradas portugueses.

Aliás, os estivadores europeus haviam já paralisado entre as 13 e as 15 horas daquele dia, em solidariedade com os trabalhadores portugueses.

No decurso da concentração em S. Bento, uma delegação dos sindicatos dos estivadores foi recebida pela presidente do parlamento. Vítor Dias, presidente do Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul, declarou no final dessa reunião, ter ficado acordado que os trabalhadores serão recebidos na próxima terça-feira na Comissão das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e que o governo teria ficado receptivo a fazer algumas alterações ao novo regime.

O combate destes trabalhadores, arrostando com toda a espécie de calúnias e provocações e não cedendo a falsas promessas de um secretário de estado de transportes conhecido pelo seu ódio aos trabalhadores deste sector, conseguiu ganhar uma dimensão e solidariedade internacional que levará a um maior isolamento da política terrorista deste governo.

Em estreita unidade com os restantes trabalhadores do sector, esta luta justa só terá êxito se levar ao derrube deste governo.

 

Estivadores não desarmam na sua luta! - Greve prolongada até 17 de Dezembro
Greve prolongada até 28 de Novembro - Estivadores mantêm-se firmes na luta!
A valorosa luta dos estivadores

 

 



Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Manifestação Internacional de Estivadores - “A Nossa luta é de todos!”