PAÍS

Encontro na Aula Magna: Reforça ampla unidade pelo derrube do governo de traição nacional e de Cavaco!

2013-11-21-01Decorreu esta 5ª feira, 21 de Novembro, na Aula Magna da Reitoria da Universidade Clássica de Lisboa, um encontro sob o tema Em defesa da Constituição, da democracia e do estado social, promovido por Mário Soares, no seguimento do que havia tido lugar em Maio deste ano no mesmo local.

Exactamente pelos mesmos motivos que então justificaram a nossa participação no anterior Congresso das esquerdas, e aceitando o convite que foi dirigido pela sua comissão promotora, para além do camarada Arnaldo Matos esteve presente uma forte delegação do Partido, composta por um elevado número de operários.

Na verdade, o alargamento à intervenção de outros sectores democráticos e patrióticos, para além do quadro parlamentar, em torno do objectivo de derrubar quanto antes o governo de traição nacional PSD/CDS, corresponde exactamente ao que o PCTP/MRPP sempre tem defendido – nesta altura, ser de esquerda é ser democrático e patriótico e a tarefa política imediata e fundamental é o derrube do governo.

2013-11-21-02

Das diferentes intervenções ficou clara a necessidade de se construir e consolidar uma ampla frente de democratas e patriotas com o objectivo de derrubar este governo de patifes e traidores e o seu mentor Cavaco, fazendo emergir do seu derrube um Governo Democrático Patriótico capaz de fazer frente à política de rapina e extorsão do capital financeiro prosseguida pela tróica germano-imperialista no nosso país.

De assinalar foi a consciência que aqueles que estiveram presentes no encontro manifestaram quanto à perspectiva de ter de vir a ser feito uso da violência para reagir à violência da ofensiva contra-revolucionária do governo, ao ponto de um dos oradores ter feito menção ao facto de ser a própria Igreja de Roma a advogar o direito ao recurso à violência quando os seus direitos violados e espezinhados.

Ficou claro ao longo de todo o encontro que os presentes, reflectindo o sentimento de diferentes sectores do povo e de quem trabalha, já não se deixam iludir pela defesa da renegociação da dívida que Ruben de Carvalho, em representação do PCP, fez no seu discurso. É cada vez mais clara a exigência da suspensão imediata do pagamento da dívida, medida que tem de ser acompanhada pela saída de Portugal do euro e da União Europeia, única saída para que se possa adoptar um plano de desenvolvimento económico independente e em benefício do povo português.

2013-11-21-03Defender a renegociação ou a reestruturação da dívida, como ficou evidente pelas reacções dos que estiveram presentes a este evento, leva a questionar os seus defensores, sobre o que fazer no caso de a tróica e a banca germânica não aceitarem essa renegociação. Cada vez mais claro é o facto de se perceber a necessidade urgente de, não só dar corpo ao movimento democrático e patriótico pelo derrubamento do governo e de Cavaco, como o de discutir o problema da dívida, de não pagá-la, porque de outra forma nada se alterará substancialmente, e da saída do euro.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País POLÍTICA GERAL Encontro na Aula Magna: Reforça ampla unidade pelo derrube do governo de traição nacional e de Cavaco!