CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Manobras desesperadas de lacaios - Orçamento para o lixo

Os trabalhadores e o povo português foram “surpreendidos” pelo anúncio que os líderes dos grupos parlamentares do PSD e do CDS, precisamente os partidos que estão na base do governo dos traidores Coelho e Portas, ao serviço da tróica germano-imperialista, fizeram de que, após “longas horas de trabalho”, tinham apresentado alterações à proposta de Lei do Orçamento para 2013 no que concerne a aplicação de uma taxa suplementar e extraordinária de IRS, que os faria “poupar” algo como 0,5% do seu rendimento.

Convém, em nossa opinião, esclarecer que poupar é um acto voluntário. Decorre, normalmente, do facto de um individuo, casal ou pessoa colectiva, considerar que, existindo um sobrexcedente de rendimentos, dever acautelar o seu futuro e aforrar essa verba que não lhe é vital para a sua sobrevivência e reprodução. Na presente conjuntura, em que todos os dias os trabalhadores são vilmente assaltados e despojados de uma grande fatia dos rendimentos que auferem do seu trabalho para serem sacrificados no altar de uma dívida que não contraíram e da qual não retiraram qualquer benefício, claro está que não há lugar a qualquer poupança.

Ora, considerar que reduzir de 4 para 3,5% a taxa suplementar de IRS que está previsto ocorrer em 2013 e anos seguintes constitui uma “poupança” para os trabalhadores e para o povo português só poderá ser considerado, no mínimo, uma miserável provocação! O que este governo e os partidos que o sustentam querem escamotear é que este é mais um roubo a juntar aos que já praticam ou praticaram, tais como os que redundaram na carestia de vida devida ao aumento das taxas do IVA, no confisco ilegal dos subsídios de natal e de férias, no roubo nas prestações sociais (convém recordar que só o subsídio de desemprego sofreu, em média, um corte de mais de 20%), na dificultação e encarecimento do acesso à saúde e à educação, no roubo de salários e do trabalho, na facilitação dos despedimentos e no seu embaratecimento, no roubo do valor das horas extraordinárias, etc.

Contando com um exército de imbecis e vendidos “jornalistas” e opinadores, as televisões têm feito passar a mensagem da enorme “poupança” que esta magnânima decisão dos grupos parlamentares do PSD e do CDS irá proporcionar, chegando ao dislate de apresentar tal “poupança”, como o faz o Gaspar Dixit, em formato “power point”, onde aparece a verba que cada trabalhador ou elemento do povo teria de pagar de taxa suplementar de IRS, se esta fosse de 4%, como inicialmente proposto pelo governo, apresentando, depois, o valor que lhe será efectivamente roubado, ao pagar a taxa de 3,5% agora acordada. Para concluir que, agora sim, este governo está apostado em fazer os portugueses “poupar”!

A Greve Geral de 14 de Novembro, tendo sido uma importante jornada de luta, terá de ser replicada as vezes que forem necessárias até que este governo de traição seja liminarmente derrubado para, em seu lugar, se constituir um governo democrático patriótico que faça com que os trabalhadores e o povo português sejam efectivamente poupados a mais políticas que só geram fome, miséria e desemprego.

A luta contra a aprovação deste orçamento de estado e pelo derrube deste governo de traição tem de continuar. E a mobilização para que, no próximo dia 27 de Novembro, data agendada para a aprovação do mesmo na Assembleia da República tem de ser massiva. Nem um operário, trabalhador ou elemento do povo poderá ficar de fora. Trata-se de libertar o mundo do trabalho do maior ataque de que alguma vez foi alvo por parte da burguesia e do seu sistema capitalista, ou sofrer as consequências do terrorismo fiscal que representa esta Lei Geral do Orçamento de Estado para 2013.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País POLÍTICA GERAL Manobras desesperadas de lacaios - Orçamento para o lixo