CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Governo ou Comité de Negócios?!

A promiscuidade entre o estado burguês e os grandes grupos financeiros, as grandes corporações capitalistas e o capital privado em geral é uma constante de há muito conhecida e denunciada a nível planetário. Mas, nunca tal promiscuidade atingiu um ponto tão elevado como o que actualmente se vive, exceptuando os regimes fascistas que emergiram na Alemanha, em Itália, Portugal, no Japão e outros países, e que resultaram do casamento dos interesses das grandes corporações com o estado burguês e capitalista.

E, se além-fronteiras esse casamento já se reflecte na substituição de primeiros-ministros, como foi o caso de Papademos na Grécia, e de Monti em Itália, ambos homens de mão da Goldman Sachs, “técnicos” transformados em executores do programa da tróica germano-imperialista para a transferência, a preços de saldo, dos activos, sectores e empresas estratégicas públicas de relevância estratégica para uma economia que se queira independente e ao serviço do povo e de quem trabalha, em Portugal exemplos não faltam de que o sistema também germinou e se desenvolveu.

Um dos exemplos mais paradigmáticos, mas não o único, nem tão pouco o mais relevante, é o de António Borges, um autêntico corsário da época moderna. Contratado pelo governo dos traidores Passos e Portas para dirigir e coordenar a “Comissão Liquidatária” de tudo o que resta de activos, sectores e empresas públicas que ainda faltava transferir para as mãos dos grandes grupos financeiros e bancários, tudo isto “justificado” pelo princípio de que o estado, “como pessoa de bem” que é, tem de assumir os seus compromissos, este personagem “foi”, também ele, um quadro da Goldman Sachs e representante do FMI para a Europa.

Pois, este personagem, que verberou vezes sem conta o “despesismo” em que assentaram as necessidades eleitorais de todos os partidos do “arco do poder”, na sua ânsia de abocanhar o poder e melhor explorar as classes trabalhadores e o povo, com especial incidência para o governo de Sócrates, que se “indignou” contra o “buraco negro” em que as PPP’s se tornaram, está prestes a aceitar o convite do Grupo Jerónimo Martins lhe endereçou para liderar o projecto da saúde da sua empresa, já que estão interessados em investir neste sector, naquilo que se pode considerar um gritante conflito de interesses com as funções que o corsário Borges desempenha na supracitada “Comissão Liquidatária”.

Mas, como a ganância pelos vistos não tem limites, o mesmo personagem firmou um contrato de consultadoria, através da sua empresa privada – a António Borges & Diogo Lucena (ABDL) - com a PARPÚBLICA, a holding do sector empresarial do estado, precisamente para prestar serviços de consultadoria nas áreas dos planos de privatizações, na redução do impacto do sector empresarial público sobre a banca, na reestruturação do sector empresarial do estado – onde se inclui o sector financeiro -, bem como prestar assessoria na renegociação de Parcerias Público-Privadas – vulgo PPP’s – e, finalmente, propor a configuração de novos modelos de parceria. Pela amostra do que acima ficou denunciado, já se pode imaginar como a promiscuidade entre negócios privados e “interesses públicos” se vão casar aqui e o nome da noiva passar a incluir o apelido Borges!

Mas, se são o seu “patrão” Passos e o seu bobo da corte Relvas a dar o exemplo, o que se poderia esperar de diferente? É que é preciso ter presente que este governo, para além de serventuário dos interesses da tróica germano-imperialista, para além de ser representante dos grandes grupos financeiros e bancários, sobretudo alemães, é também um “comité de negócios” para favorecer os interesses que detêm em empresas privadas que vários dos seus membros – de forma directa, através de familiares ou “testas de ferro” – continuam, em manifesta incompatibilidade com as leis que os seus partidos, hipocritamente fizeram aprovar no parlamento burguês, a deter e a desenvolver.

Um exemplo disso mesmo é a Tecnoforma, empresa “gerida” por Passos e tutelada por Relvas quando este foi secretário de estado da Administração Local do governo liderado por Durão Barroso, empresa que “surpreendentemente” abocanhou 82% do valor das candidaturas aprovadas a empresas da região centro para implementar programas de formação profissional destinados a funcionários das autarquias dessa região e 26% das candidaturas privadas a nível nacional.

Este programa, implementado com fundos europeus, que viu a luz do dia pela mão do governo Guterrez, tinha como “beneficiários” os 278 municípios da parte continental de Portugal, numerosas juntas de freguesia, associações de municípios, empresas municipais, sindicatos, associações profissionais e outras entidades sem fins lucrativos. Foi um fartar vilanagem. O dinheiro fluía e continua a fluir, as “trocas de favores” proporcionaram e continuam a proporcionar, cada vez mais, o “enriquecimento ilícito” a muitos e a aprendizagem que era suposto ter dado frutos…foi o que se viu!

E são estes “arautos” dos bons costumes, das boas práticas e da “ética” de respeitar os compromissos que, depois de terem delapidado o país, de lhe terem destruído o seu tecido produtivo e agravado os factores de dependência do exterior, os mesmos que nos vêm impor medidas terroristas e fascistas que obriguem os trabalhadores e o povo português a pagar uma dívida que não contraíram, nem dela foram beneficiários.

É precisamente por isto que não só é vital a unidade de todas as forças democráticas e de esquerda para derrubar este governo vende-pátrias, como é necessário que o governo democrático patriótico que vier a ser constituído suspenda de imediato a dívida e o serviço da dívida, proceda ao imediato controlo da banca e implemente um programa de recuperação do nosso tecido produtivo, ao mesmo tempo que retire o maior aproveitamento da situação geoestratégica única de Portugal.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País POLÍTICA GERAL Governo ou Comité de Negócios?!