CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Contra a nova Lei das rendas e dos despejos!

As alterações ao regime do arrendamento urbano da especial autoria da ministra do CDS que, entre outras coisas, também é da agricultura, acabou por ser aprovada na Assembleia da República, já com as modificações introduzidas após a respectiva discussão na especialidade.

Esta nova lei é apresentada como uma das tais reformas estruturais tão proclamadas por este governo, isto é, uma das soluções milagrosas impostas pela Tróica para garantir o pagamento da dívida.

No caso, o objectivo seria o de dinamizar o mercado do arrendamento que, em termos mais pragmáticos, significa despejar mais rapidamente os que não têm possibilidades económicas de pagarem as rendas entretanto violentamente actualizadas.

À pala de uma celeridade processual dos despejos, minoritários, dos que, podendo, não pagam as rendas, ou de uma correcção, igualmente minoritária, de valores de rendas para inquilinos ricos, o que o governo pretende atingir é um largo sector de inquilinos pobres ou empobrecidos com a crise da sua responsabilidade.

Trata-se, pois, de uma lei que, a exemplo de outras alterações legislativas, deve contar com a firme oposição e combate por parte dos trabalhadores.

Mas o que a última votação da lei dos despejos na especialidade teve de especial foi o facto de o governo ter acolhido uma proposta do BE no sentido de, em matéria de critérios da fixação das novas rendas, se contabilizarem os rendimentos de 2012 e não de 2011, atendendo ao roubo dos salários verificado este ano.

Numa situação destas, não se vê como é que um partido que se diz de esquerda, mas que não ousa afrontar este governo de traição nacional, pugnando pela sua queda e substituição, ajuda esse governo no melhoramento das suas leis fascistas, e , depois, tem cara para combatê-la.

É que, quando muito, o que o BE teria a fazer era apresentar a sua própria proposta de lei, em oposição à do governo, recusando participar no aperfeiçoamento de uma iniciativa legislativa que, em globo, nunca poderia merecer qualquer proposta de alteração, ainda por cima no campo da contestada actualização das rendas.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País POLÍTICA GERAL Contra a nova Lei das rendas e dos despejos!