CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE LOURES - SESSÃO EVOCATIVA DO 25 DE ABRIL
Contra a Manipulação da História
Publicado em 25.04.2015 

2015-04-25-joao-alexandreRealizou-se, hoje, no Pavilhão Leonel Pires, em Bucelas, a primeira sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Loures, para assinalar a passagem do 41.º aniversário do 25 de Abril.

Nesta sessão, o camarada João Alexandre, deputado municipal do PCTP/MRPP, seu primeiro orador, demarcou-se, logo no início da sua intervenção - que transcrevemos na íntegra -, de uma forma frontal e corajosa, dos oportunistas de todos os matizes, ao desmascarar a manipulação dos acontecimentos ligados ao golpe militar do 25 de Abril de 1974 e a forma como a verdade histórica tem sido deturpada, criando-se a ilusão de que vivemos, desde essa data, em democracia.


Bom dia.

Nesta cerimónia evocativa do 25 de Abril, quero começar por dirigir uma saudação especial a todos os trabalhadores, democratas, revolucionários e verdadeiros comunistas que travaram um duro combate e, muitos deles, sacrificaram as suas próprias vidas, pelo derrube do regime fascista e a todos os que, após a queda da ditadura colonial-fascista de Salazar e Caetano, nunca guardaram ilusões sobre o novo regime pseudo-democrático surgido após o golpe de estado de 25 de Abril de 1974, nem sobre a patranha traidora da aliança povo-MFA e prosseguiram até hoje incansavelmente a luta pela emancipação dos explorados e oprimidos, pelo socialismo e pelo comunismo.

Por mais que alguns oportunistas tentem fazê-lo, não é possível apagar a história e manipular a verdade dos factos junto das gerações mais jovens que não viveram o período que se seguiu ao 25 de Abril.

E um desses factos que é indesculpável omitir hoje, quando se assinalam os 40 anos das eleições para a assembleia constituinte, foi a ilegalização do MRPP - que com orgulho aqui represento - e a proibição de se candidatar àquelas eleições ditas livres.

Depois de ver um dos seus militantes – Ribeiro Santos - assassinado pela pide em 1972, o MRPP continuou a ser perseguido, agora pela mão de uma nova ditadura que tinha no Conselho da (Contra)Revolução o seu órgão político e no Copcon o seu braço armado, tudo sob a hegemonia do PCP, dominante nos governos provisórios de Vasco Gonçalves. Isto, para impedir que o forte movimento operário e popular de então pudesse ter uma voz verdadeiramente revolucionária no parlamento constituinte que contribuísse para tornar vitoriosa a tomada do poder pela classe operária, apoiando-se na aliança com os camponeses.

No dia do golpe de estado de 25 de Abril de 1974, contra a vontade dos militares que apelaram ao Povo Português que ficasse em casa, as massas populares recusaram essas ordens e demonstraram nas ruas que não era esse o seu caminho, mas que estavam fartas do fascismo e queriam continuar a lutar até ao fim contra a guerra colonial e pela independência total dos povos das colónias, pela destruição do estado fascista, pela liberdade, pela democracia, pelo Pão, pela Terra e pela independência nacional.

Todas as liberdades e direitos que os trabalhadores alcançaram após o 25 de Abril foram conquistados com uma luta dura, não apenas contra os seus inimigos directos – o patronato e os seus lacaios – como contra os oportunistas e vendedores de ilusões numa falsa democracia que desde sempre apenas serviu como fachada para, sob a sua capa, a contra-revolução se reforçar até levar hoje à liquidação total desses direitos e liberdades e à destruição da nossa soberania e independência nacional sob a ditadura da coligação fascista PSD/CDS.

É assim que, em nome da democracia e da Constituição de 1975, se decretam as medidas de austeridade mais brutais contra os trabalhadores e reformados.

Que os jovens com elevados níveis de qualificação sejam tratados como parasitas e incentivados a emigrar.

É assim que, em nome da democracia parlamentar burguesa que todos os oportunistas veneram, se tenha destruído a nossa indústria, as Pescas e Agricultura para que países estrangeiros nos possam vender os seus produtos excedentários e nos mantenham dependentes.

E que se destruam milhões de postos de trabalho que enviaram milhares de trabalhadores para a miséria e o desemprego.

E se liquide o Sistema Nacional de Saúde, um dos mais desenvolvidos e modernos, em benefício do sistema privado de saúde.

E é também na defesa do regime dito democrático constitucional que permanece ainda em funções um Presidente da República ignorante e cúmplice do governo de traição nacional PSD/CDS.

E que este governo nos minta sistematicamente com truques de propaganda dignos de um Goebbels.

Como é sob essa democracia e em nome dela que se imponha o empobrecimento brutal e forçado de milhares de cidadãos para tornar os ricos os mais ricos.

E que este governo destrua os mais elementares direitos laborais com a colaboração das centrais sindicais, para que sejamos tratados como escravos.

E é também sempre sob a capa da democracia que os partidos abrilistas apadrinharam que se vai demolindo a Segurança Social, para beneficiar as Companhias de Seguros ligadas ao grande capital e se lance na miséria e na fome um número inaudito e intolerável de milhares de jovens e crianças.

Hoje, impõe-se concluir que, mesmo o 25 de Abril em que muitos viram a sua emancipação, deixou definitivamente de existir, por enterradas que foram progressivamente as liberdades democráticas e os direitos fundamentais por que então se lutou.

Logo que foi selada a traição em que consistiu a assinatura do memorando de entendimento com a Tróica e que surgiu para o executar o governo de traição nacional Coelho/Portas, apoiado na coligação fascista PSD/CDS, o PCTP/MRPP bateu-se pela luta sem tréguas contra as medidas terroristas e vende-pátrias desse governo e pelo seu derrube e pela formação de um governo de ampla unidade de todas as forças políticas e sociais democráticas e patrióticas.

Isto enquanto outros preferiram falar em mudanças de políticas, quando era evidente que essas políticas só podiam mudar com o derrubamento do governo seu autor e da demissão do presidente da república, seu repugnante sustentáculo.

Confrontados com os efeitos da implantação de uma verdadeira ditadura, em que, mesmo para as próximas eleições, a coligação fascista no poder - com a cobertura, para já, do PS - se prepara para consagrar legalmente o silenciamento dos partidos extra-parlamentares, os trabalhadores e os democratas têm de prosseguir até ao fim a sua luta pelo derrube deste governo de traição nacional e, acima de tudo, travar a sua última tentativa desesperada de consumar a privatização da TAP e da CP e dos transportes rodoviários, ferroviários e fluviais (Metro, Carris, Soflusa, Transtejo, STCP) nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

Mas, principalmente, não basta, em próximas eleições legislativas, derrotar os partidos da coligação fascista actualmente no poder. É necessário que o voto se concentre em quem, como o PCTP/MRPP, se propõe lutar dentro e fora do parlamento pela formação de um governo de ampla unidade democrática e patriótica – ser de esquerda é, neste momento, ser democrata e patriota – que possa levar o país a sair do Euro e a instituir o Novo Escudo, recuperando a nossa soberania monetária, financeira e orçamental, não pagando a dívida e adoptando um plano de desenvolvimento económico autónomo e ao serviço do povo português.

ABAIXO O GOVERNO PSD/CDS!
FORA O EURO!
VIVA O GOVERNO DEMOCRÁTICO E PATRIÓTICO!
O POVO VENCERÁ!






Partilhar

Comentários   

 
# Arnaldo Matos 29-04-2015 11:12
Discurso exemplar do camarada João Alexandre na assembleia municipal de Loures, que merece o aplauso dos comunistas e dos operários portugueses, pela firmeza de princípios e coragem combativa expressos na sessão dedicada ao 25 de Abril. Espero que o discurso seja divulgado ao povo de Loures, para que veja que o seu deputado municipal não vende nem trafica com princípios quando usa da palavra nas instituições municipais ou em qualquer outro lado. Parabéns!
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País POLÍTICA GERAL Assembleia Municipal de Loures - Sessão Evocativa do 25 de Abril - Contra a Manipulação da História