CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

Partido

HONRA AO CAMARADA CARLOS QUARESMA

Faleceu ontem, dia 11 de Maio, no Hospital Curry Cabral, o nosso querido camarada CARLOS ALBERTO QUARESMA DA COSTA, membro do Comité Central.

Com 58 anos de idade, o camarada Carlos Quaresma sucumbiu a um maldito cancro, após uma luta tenaz e heróica.

carlos quaresmaApesar do grande sofrimento físico que o atingiu, o camarada Carlos Quaresma nunca deixou de demonstrar um elevado espírito militante e de sacrifício pessoal, continuando a participar nas reuniões para que era convocado e prestando a sua valiosa contribuição para a actual batalha eleitoral do Partido.

O camarada Carlos Quaresma era casado com a nossa camarada Marta Isabel Marreiros Patrocínio e Costa e era pai de dois filhos, Carlos Alexandre Gomes da Costa, candidato do Partido à Junta de Freguesia da Colina do Sol nas últimas eleições autárquicas, e Ana Catarina Costa, respectivamente de 33 anos e 19 anos de idade.

Tendo começado a trabalhar aos dez anos de idade na restauração, o nosso camarada era enfermeiro de profissão há quase 40 anos, e Enfermeiro Chefe há cerca de 28, exercendo actualmente funções no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. Antes, havia trabalhado no Hospital de São José, no departamento de educação permanente dos Hospitais Civis de Lisboa, nos Hospitais Curry Cabral e Miguel Bombarda.

Especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiatria era mestre em terapias comportamentais e cognitivas e possuía o diploma de estudos avançados em neuropsicologia clínica passado pela Universidade de Salamanca.

No ano de 2000, foi-lhe atribuído o prémio nacional de investigação em alcoologia.

Foi ainda professor de 2002 a 2006 na Universidade Atlântica.

Desde cedo que o camarada Carlos Quaresma se empenhou na luta política revolucionária, começando por pertencer, enquanto estudante e até 1974, ao Movimento Associativo dos Estudantes do Ensino Secundário de Lisboa (MAESL) e, logo após o 25 de Abril, aderiu à Federação dos Estudantes Marxistas-Leninistas (FEM-L), organização do MRPP para a juventude estudantil, participando activamente nas lutas estudantis por ela dirigidas.

O camarada Carlos Quaresma, já militante do PCTP/MRPP, foi também delegado e dirigente sindical do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), de 1989 a 1994 e há mais de 30 anos que tem integrado vários órgãos sociais do Centro Popular d’Espie Miranda, no Bairro da Liberdade, em Lisboa.

O camarada Carlos Quaresma foi candidato do Partido em todas as eleições legislativas e, mais recentemente, nas últimas eleições autárquicas e em condições particularmente difíceis, encabeçou a lista do Partido candidata à Câmara da Amadora, tendo o Partido ali obtido a sua maior votação de sempre, por virtude do seu empenho e dedicação e das ideias justas que defendeu.

Já no seguimento da luta contra os liquidacionistas, e sob proposta do camarada Arnaldo Matos, passou a integrar o Comité Central do Partido, facto que constituiu para ele um motivo de grande orgulho.

O camarada Carlos Quaresma era um homem inteligente, estudioso, leal, rigoroso e pontual no cumprimento das tarefas e nos compromissos que assumia, firme na defesa do comunismo e com uma notável capacidade de ligação às massas, granjeando sempre uma grande simpatia e apoio dos trabalhadores e dos jovens junto de quem trabalhou nas mais diversas funções.

Foi, aliás, por se ter destacado na luta corajosa contra o oportunismo, a corrupção, o compadrio, a cobardia, a mesquinhez e a mediocridade, e por nunca temer afirmar os princípios e ideais comunistas que abraçou, que foi alvo de perseguições no seu último local de trabalho, por parte de dirigentes sem escrúpulos, chegando mesmo a ser objecto de uma tentativa fracassada de demissão.

Caracterizava-o ainda um elevado espírito de camaradagem e de total disponibilidade para, com prontidão, eficácia e sensatez, mas sempre sem ceder nos princípios, ajudar a resolver problemas de toda espécie, dentro e fora do Partido – políticos, pessoais, práticos –, nunca invocando a sua vida pessoal e profissional, para deixar alguém desamparado.

Por outro lado, nunca, mesmo nos momentos de maior sofrimento físico, se ouviu dele uma lamúria ou queixume.

O desaparecimento tão precoce do camarada Carlos Quaresma e para mais nas condições dramáticas em que ocorreu, para além de nos provocar uma profunda mágoa e insuportável tristeza, traduz-se numa perda muito pesada e de difícil substituição.

Para podermos enfrentar este infortúnio e buscar forças para prosseguirmos a luta e a vida sem desfalecimentos, nada como termos presente o exemplo do camarada Carlos Quaresma.

À Família do nosso camarada, em particular aos seus Pais que tão dolorosamente sofrem num curto espaço de tempo a perda dos seus dois únicos filhos, endereçamos as nossas condolências e os nossos sentimentos de forte solidariedade.

Honra ao camarada Carlos Quaresma!

Partilhar
Está em... Home PARTIDO HONRA AO CAMARADA CARLOS QUARESMA