Partido

A Sede do Partido na Avenida do Brasil

O nosso Partido detém em Lisboa duas sedes: uma, na Rua da Palma, em edifício locado à Câmara Municipal de Lisboa, e outra, na Avenida do Brasil, de arrendamento tomado a particulares.

A da Rua da Palma foi restaurada e funciona como sede oficial do Partido. Foi deixada numa situação de abandono lastimoso pelo grupo liquidacionista de Garcia Pereira e Conceição Franco, oportunistas para quem as sedes não servem para nada, já que, para eles, o próprio partido da classe operária, em regime imperialista eleitoral, também não é preciso para nada.

A Sede da Avenida do Brasil está a ser submetida a uma reorganização profunda, com vista a retomar plenamente as actividades políticas das antigas sedes do Partido, como a sede nacional da Avenida Álvares Cabral e a sede regional da Calçada do Combro, à Bica.

O reforço da organização do Partido é uma tarefa política premente na luta contra o revisionismo dos liquidacionistas, os quais sempre primaram por fechar as sedes do Partido às massas.

Ora, sem sedes amplamente abertas ao público, o Partido não funciona nem se desenvolve nunca.

As sedes são organismos absolutamente indispensáveis à actividade política, à agitação, à propaganda e ao estudo e divulgação da ideologia e da teoria marxista, comunista e proletária aos militantes do Partido e às massas trabalhadoras.

A Sede do Partido na Avenida do Brasil é actualmente dirigida por uma célula com o nome de Célula Martins Soares, em homenagem a um inesquecível camarada, falecido num acidente de automóvel ocorrido no distrito de Aveiro em 1974, logo depois do 25 de Abril, companheiro intelectual comunista que dirigiu superiormente a revista O Tempo e o Modo desde 1974 até à sua morte.

A Célula Martins Soares é constituída presentemente pelos camaradas João Camacho, secretário, Carlos Paisana, subsecretário, Carlos Alves, vogal, e Vila Boa, vogal também.

Esta célula tem dois grandes grupos de tarefas: a direcção de todas as actividades políticas e organizativas da Sede da Avenida do Brasil e a direcção e organização de todas as actividades políticas do Bairro do Pote d’Água, espaço compreendido entre a Segunda Circular, a norte, a Avenida Estados Unidos da América, a sul, a Avenida do Aeroporto, a leste, e o Campo Grande, a oeste.

A Célula Martins Soares deve recrutar novos membros na sua área de acção, com vista a estabelecer e reforçar a actividade do Partido nessa importante zona da cidade de Lisboa.

A Célula Martins Soares está atrasada na actividade política e organizativa da sua área de actividade. Tem de andar muito mais depressa na organização do espaço citadino que lhe compete. Tem de estudar os problemas políticos e da luta de classes da zona e produzir agitação e propaganda adequadas à mobilização das pessoas e ao despertar da sua consciência para a luta.

Deve ter em conta os mercados e feiras do local, as escolas Secundárias e Universitárias da área, as empresas operárias da zona, para, apoiando-se nas massas, organizá-las para a luta e dirigi-las.

Deve dar uma estrita atenção às exigências económicas, culturas e cívicas da área em causa – estado dos jardins, centros de saúde, hospitais, transportes, parques de estacionamento, etc..

A célula deve captar os jovens para a sede, para sessões de estudo ou de educação e cultura, para organização de brigadas de agitação, propaganda e luta.

Também se verificam atrasos nos trabalhos da célula quanto às tarefas para organizar o espaço da Sede: salas, bar, centro de actividades, escalas de serviço, etc..

A Célula Martins Soares deve mobilizar todos os camaradas e simpatizantes de Lisboa e demais concelhos da margem norte do Tejo para constituírem a lista das escalas à Sede, de modo a que haja sempre uma pessoa de escala entre as 08H00 e as 24H00, e um camarada homem a pernoitar na Sede, entre as 00H00 e as 08H00, período em que a sede estará fechada.

A Célula Martins Soares deve organizar e ministrar aulas ou sessões de estudo do marxismo, do materialismo histórico e do materialismo dialéctico, de audição musical, de filosofia, de projecção de filmes, de exposição de desenhos ou de pintura, tanto de membros do Partido como de pessoas da área.

A Célula Martins Soares já fez algumas sessões muito importantes sobre a Revolução de Outubro, sobre Maiakovsky e sobre música revolucionária. Mas deve fazer ainda mais, na sua Sede aberta à participação activa das massas.

Enquanto não houver outras e mais sedes disponíveis, as Células do Partido do distrito de Lisboa devem reunir, cada uma por sua vez, na Sede da Avenida do Brasil, ao menos uma vez por mês.  

As células do Partido no distrito de Lisboa devem elaborar o mapa das suas reuniões de célula em cada mês e afixá-lo no interior da Sede, de modo a que a Célula Martins Soares possa preparar o espaço onde cada célula de base (Concelho, freguesia, fábrica, empresa, serviço e escola) possa garantir a sua própria reunião.

A Célula Martins Soares deve contactar cada célula e cada militante do Partido no distrito de Lisboa para organizar, marcar e realizar a reunião da sua célula de base na Sede do Partido na Avenida do Brasil.

Temos de travar uma luta de morte para reforçar as tarefas de organização do Partido. Os liquidacionistas têm por objectivo destruir a organização revolucionária leninista do Partido, que tem por fundamento o princípio do centralismo democrático e a fundação do Partido em células de base.

Cada fábrica, cada empresa, escola, rua, freguesia, concelho tem de estar organizado à volta de uma célula do Partido. Cada célula deve reunir regularmente na sede do Partido mais próxima. Todo o Partido deve garantir o funcionamento das suas sedes com o recurso aos militantes, simpatizantes e camaradas do Partido, nas áreas onde estão instaladas.

Vamo-nos todos unir para que:

Cada célula do Partido reúna numa sede!

Cada sede tenha apoio de todos os militantes da sua área!

Todos os camaradas devem discutir estas orientações de organização e aplicá-las para reforçar o nosso Partido. E devem comunicar por escrito ao Comité Central do Partido os objectivos que alcançaram.

22JAN18

Espártaco


 

 

 

 


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home Partido A Sede do Partido na Avenida do Brasil