CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

Partido

Aos Candidatos do Partido no Círculo Eleitoral de Braga

Caras e Caros Camaradas,

O Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP) obteve um mau resultado político de âmbito nacional no sufrágio do passado domingo, dia 4 de Outubro, pois não conseguiu eleger uma representação nacional na Assembleia da República, não alcançou um aumento substancial de votos em relação a sufrágios anteriores e nem sequer se pode dizer que tenha sabido aproveitar a campanha eleitoral para uma vasta agitação e propaganda do nosso ideal do comunismo e da sociedade sem classes.

A nossa proposta política de um governo de unidade democrático e patriótico, disposto a decretar a nossa saída da zona euro, o regresso do escudo novo, o desenvolvimento económico, o aumento do emprego e o repúdio da dívida pública e da austeridade não atingiu ainda o apoio de largas camadas das massas populares.

A derrota eleitoral do Partido obrigou-me a propor medidas drásticas para fazer regressar o PCTP/MRPP ao caminho seguro de um partido comunista operário, nos termos da posição assumida hoje no jornal Luta Popular Online, com o título A Derrota Eleitoral do Partido e as Medidas Urgentes a Tomar, de que tomo a iniciativa de vos remeter um exemplar.

Em todo o caso, o Partido teve no Círculo Eleitoral de Braga os melhores resultados políticos nacionais, com um aumento de 1 161 votos, correspondente a uma progressão de 26 pontos percentuais.

O aumento de votos no PCTP/MRPP, tanto em números absolutos como em termos percentuais verificou-se em todos e em cada um dos catorze municípios do antigo distrito de Braga, de Amares a Vizela.

O maior aumento, da ordem dos 39%, verificou-se no município de Guimarães.

Este sucesso deve-se essencialmente ao vosso trabalho e empenho políticos, sob a direcção de 24 mulheres e homens, de que cumpre destacar o camarada José Machado, e ao apoio que todos souberam concitar entre o povo pobre e trabalhador minhoto.

Ao vir cumprimentar-vos efusivamente pelo êxito alcançado, peço-vos que reúnam para estudar o trabalho feito e decidirem reforçar a organização do Partido no vosso círculo eleitoral.

Em breve estarei convosco.

Com amizade,

06.10.2015

Espártaco

Braga em Primeiro Lugar 

Resposta a Rui Senra, em Barcelos

Caro Rui Senra,

A tua disponibilidade para seres o candidato do PCTP/MRPP nas próximas eleições para Presidente da República parece não ter chegado nunca ao comité central do Partido. Acho que toda a gente tomou essa tua declaração de disponibilidade como brincadeira.

Soube dessa tua disponibilidade no teu e-mail da passada terça-feira, dia 6 de Outubro. Claro está que agradeço a tua oferta, mas não é possível aceitá-la.

Em primeiro lugar, por evidente falta de tempo. As próximas eleições presidenciais terão de realizar-se até o dia 23 de Janeiro de 2016, o mais tardar, muito embora ainda não estejam marcadas. Para concorreres, teriam de ser reunidas entre 7 500 a 15 000 assinaturas de eleitores, reconhecidas e com as respectivas certidões, e apresentá-las no Tribunal Constitucional até 30 dias antes da data marcada para as eleições. Dentro dos limites máximos, teríamos 60 dias para completar o processo eleitoral, prazo que se reduziria a 40 dias se a eleição fosse, como parece mais provável, marcada para o começo de Janeiro de 2016.

Num período tão curto, não teria o PCTP/MRPP nem meios nem estrutura organizativa, ainda por cima em fase de reestruturação interna como agora se encontra, suficiente para conduzir e completar o processo burocrático e político da tua candidatura presidencial.

Mas essa até nem é a principal razão. Como partido comunista, o PCTP/MRPP só apresentará candidatura própria às presidenciais, se pretender aproveitar a campanha para fazer propaganda do programa comunista operário do Partido, ou seja, a propaganda da revolução proletária e da luta por uma sociedade sem classes, sem opressores nem oprimidos. Nesse caso, o candidato do PCTP/MRPP será sempre um operário comunista, de preferência membro do comité central do Partido.

E embora tenhamos muita estima e apreço por ti, e apreciemos a tua capacidade de trabalho e de luta, não te custará compreender que, por enquanto, não reúnes ainda essas condições.

Geralmente o Partido não tem apresentado candidatura própria, limitando-se a apoiar um candidato democrático e patriota que, por si mesmo e não em representação de partidos, se apresente ao sufrágio.

Foi assim que, no passado, apoiamos duas vezes a candidatura independente do general Ramalho Eanes e uma vez a candidatura independente do Poeta Manuel Alegre. E temos também uma candidatura própria do partido, mas falhada, do então secretário-geral do Partido Conceição Franco.

Este ano, não apresentamos candidato próprio, e, em breve, daremos a conhecer a nossa posição quanto ao apoio de um eventual candidato democrático, patriota e independente.

Mas gostaríamos de poder continuar a contar com a tua colaboração no concelho de Barcelos, em nome da luta dos operários, dos trabalhadores, dos camponeses, da juventude e de todo o povo desse importantíssimo município industrial.

O jornal do partido – Luta Popular Online – aguarda com muito interesse as tuas notícias das lutas no teu concelho.

E apreciámos muito o teu apoio desinteressado nas recentes eleições legislativas.

Saudações comunistas,

13.10.2015


Boa noite.

Camarada Arnaldo Matos, obrigado pelo elogio dos resultados obtidos pela lista de Braga às últimas eleições. Concordo com as ideias apresentadas sobre a direcção actual do Partido, e concordo que têm que ser tomadas medidas urgentes para o futuro, pois verificamos que não saímos da cepa torta em termos de resultados.

Um abraço.

12.10.2015 

D.T.

Resposta

 

Caro Camarada,

Obrigado pelo teu encorajamento. Todos contamos contigo para ajudar. Queremos refrescar e alargar o nosso Partido também no teu Distrito. Saudações comunistas.

13.10.2015

A.M.

Boa noite camarada Arnaldo Matos,

Venho por este meio comunicar como representante do partido por o distrito de Braga na cidade de Barcelos o concelho com mais freguesias nacional... 

Como é que o partido quer crescer se não se faz uma única campanha em Barcelos e a que se faz é de passagem... 

E sem qualquer ajuda do partido e mesmo assim o partido tem alcançado a cada eleição 100 votos não é muito mas é um crescer... 

Para fazer campanha temos custos e o partido não ajudou em nada na cidade de Barcelos.  

A única campanha efectuada em Barcelos foi eu ter dado uma entrevista ao jornal da cidade como pode verificar em anexo. 

Gostaria de mostrar o meu desagrado ao verificar que não tive qualquer apoio do partido na campanha. 

Atenciosamente 

 07.10.2015 

Rui Senra.
Desempregado, Barcelos, 5.º candidato por Braga 

 

Quanto gastaram?

Estou aí no próximo domingo às 10H00.

07.10.2015

A. M.

 

 




Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home PARTIDO Aos Candidatos do Partido no Círculo Eleitoral de Braga