CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

NAUFRÁGIO DO ARRASTÃO OLÍVIA RIBAU
Funeral do Pescador Joaquim Comboio - Forte Manifestação de Solidariedade e de Revolta pelo Crime de que foi Vítima

2015-10-08-1Realizou-se ontem, ao final da tarde, da Igreja de São Pedro para o cemitério de Gala, na Figueira da Foz, o funeral do pescador Joaquim Manuel Pereira Comboio, de 57 anos de idade, vítima mortal da actuação criminosa da Marinha e da Polícia Marítima no porto daquela cidade, que o deixou morrer sem socorro no naufrágio do arrastão Olívia Ribau, ocorrido no passado dia 6 de Outubro.

Centenas de pessoas, na sua esmagadora maioria pescadores e muitas mulheres do povo marcadas pela dor de já ter visto partir em situações idênticas familiares seus, quiseram manifestar a sua solidariedade para com a família de Joaquim Comboio, não deixando simultaneamente de exprimir a sua incontida revolta perante o crime de que este pescador foi vítima.

À saída da igreja, no percurso de mais de cerca de quatro quilómetros, todo feito a pé, e, já no cemitério, o funeral ficou intensamente marcado por uma incomensurável dor, um profundo pranto e uma irreprimível emoção, mas ao mesmo tempo pela determinação de que este crime não fique impune.

O mar levou-o...à porta de casa - assim se exprimiu, revoltada, uma filha de gente do mar, uma filha do mar, à morte de Joaquim Comboio, em mensagem divulgada pelo facebook e lida na igreja antes do início do cortejo fúnebre.

Para a família e companheiros de faina de Joaquim Manuel Comboio, a tragédia ainda foi maior, porque choram também o desaparecimento no mesmo naufrágio de seu irmão Adriano Comboio, cujo corpo não foi até agora resgatado.

Deixamos aqui um e ainda procuramos outro!, exclamava dolorosamente uma irmã dos pescadores tombados neste naufrágio, vítimas de assassinos que têm um total desprezo por quem tem de arriscar a vida todos os dias para poder comer.

O Luta Popular Online manifesta à Família de Joaquim Manuel Comboio a sua comovida solidariedade e firme disposição de lutar para que crimes destes não fiquem impunes, só porque os seus agentes têm uns galões em cima dos ombros, como se insurgia no cemitério uma mulher com os olhos rasos de lágrimas.

 


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País POLÍTICA GERAL Naufrágio do Arrastão Olívia Ribau - Funeral do Pescador Joaquim Comboio - Forte Manifestação de Solidariedade e de Revolta pelo Crime de que foi Vítima