Partido

Evocação do Camarada Arnaldo Matos
22 de Fevereiro 2025

Foto-para-A4“E então é que vi que tínhamos de voltar ao Marx e a ‘O Capital’, para compreender como é que do modo capitalista de produção se pode passar ao modo comunista de produção. Este é que é o caminho e é a fase em que me encontro atualmente.”

“É preciso conhecer o conteúdo da obra de Marx, e é isso que me faz lutar.”

 “Somos marxistas e baseamo-nos numa ciência. É impensável haver um comunista que não conhece Marx. Damos muita importância à parte científica do nosso trabalho. O marxismo é um problema de ciência.”
(excertos da última entrevista ao Expresso, Fevereiro de 2019)

O estudo e a aplicação do marxismo, como estratégia a seguir pelo Partido, foi uma das últimas lutas políticas do camarada Arnaldo Matos na tentativa de o reforçar ideologicamente e de o preparar para os futuros combates no momento de aprofundamento da crise do capitalismo, que também passa pela imposição da “morte” das ideologia, sublinhando, claramente, que o momento é de conhecimento da economia marxista.
Os seus últimos escritos e intervenções provam-no e contém um conjunto de ensinamentos, de questões e de dúvidas que devem obrigatoriamente ser objeto de reflexão e debate. Foi neste pressuposto que tentou entusiasticamente concretizar a ideia de uma escola de marxismo, preparando-a com minúcia: a realização da escola marxista, Escola João Camacho, chegou a ter vários inscritos, mas não a conseguiu impor devido a resistências internas, incluindo alguns que cobardemente recusaram o debate e fomentaram a cisão dentro do Partido.
Passaram seis anos e, não obstante os sucessivos ataques para a destruição do Partido, este resiste e luta pela aplicação (que inclui, obviamente discussão) das análises do camarada. É nesse contexto que a Evocação do Camarada deste ano, realizada na sede nacional na Rua da Palma, pelas 15,30, dia 22 de Fevereiro, o Comité Central convoca militantes, simpatizantes e amigos do Partido para uma sessão de debate sobre o Marxismo que inclui, numa primeira parte a visualização do filme “O Jovem Karl Marx”.

pctpmrpp