CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP em greve contra o roubo do salário e do trabalho!

(Do nosso correspondente na CP)

O Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante, que representa os revisores e pessoal das bilheteiras da CP, convocou greves de vinte e quatro horas para os dias 14, 15 e 16, nos comboios suburbanos do Porto, 19, 20 e 21 no longo curso e serviços regionais e ainda 23, 24 e 25 de Maio nos suburbanos de Lisboa. A recente comunicação da administração da CP, de reduzir os valores pecuniários a pagar, pelo tempo de trabalho extraordinário ou em dia feriado, despoletou, para já nestes profissionais, esta forma de luta. Outras seguramente se seguirão. Aquela redução visa embaratecer de tal maneira o trabalho prestado em dia feriado ou de folga, e todo o trabalho suplementar que estes trabalhadores quase terão de pagar do seu bolso para irem trabalhar naqueles dias. Dias esses e horas que a empresa usa de forma indiscriminada quando precisa e depois compensa quando não tem necessidade do trabalhador, sendo que neste caso nada mais lhe vai pagar, além do dia normal. Obriga-o a trabalhar num feriado ou dia de descanso, quando a família está em casa e depois obriga-o a ficar em casa num outro qualquer dia, quando a família foi trabalhar.

O presidente do Sindicato aponta para uma paralisação de 100%, tal o descontentamento que grassa no seio destes trabalhadores, por mais este roubo descarado. A vontade e determinação vão para além destes nove dias, pois este dirigente sindical já avisou que se depois desta greve não forem repostos os valores que foram acordados e constam do A.E, a luta prosseguirá em Junho.

O actual ataque ao salário dos trabalhadores da CP, nomeadamente aos itinerantes, foi já ensaiado o ano passado, aquando da tentativa de implementação nesta empresa dos Regulamentos da Função Pública, e foi rechaçado pelas lutas que então foram travadas. Da unidade de todos os trabalhadores da CP, de certeza que a resposta destes será igualmente firme e novas conquistas poderão ser alcançadas.


 

Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP em greve contra o roubo do salário e do trabalho!