CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

E a luta continua! Trabalhadores da Transtejo, CP, Metro e STCP em greve às horas extraordinárias

Os trabalhadores da Transtejo efectuam hoje paralisações de manhã e à tarde contra o roubo dos salários, contra a privatização das empresas de transportes públicas. Estes objectivos estão também consubstanciados nas greves que os trabalhadores do Metro, CP e STCP, realizam às horas extraordinárias.

Depois terem sido a vanguarda durante a última Greve Geral de 22 de Março, os trabalhadores dos transportes mostram com veemência que não aceitam o roubo dos seus salários, roubo do seu trabalho, a fusão de empresas e a intenção de privatização destas mesmas empresas.

Por exemplo os trabalhadores da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) que no passado dia 22 de Março, dia da greve Geral comportaram-se com grande firmeza e determinação, aderindo praticamente a 100%, enviaram ao Governo e à Presidência da República um pedido de "intervenção urgente" para repor direitos laborais e travar o Plano Estratégico dos Transportes, sob pena de efectuarem novas greves.

A moção aprovada na quinta-feira passada em plenário de trabalhadores, reclama que a reestruturação da empresa esteja a ser efetuada "sem a presença dos representantes dos trabalhadores" e repudiam que não seja executado o Plano Estratégico dos Transportes, plano esse que lesa sobremaneira tanto os trabalhadores e utentes.

Os trabalhadores criticam, nomeadamente, a fusão da STCP com o Metro do Porto, por se tratar de "realidades distintas".

Por isso, os trabalhadores decidiram continuarem às acções de protesto, colocando desde já "um pré-aviso de greve a todos os dias feriados" e ao trabalho extraordinário durante o mês de Maio.

Os trabalhadores vencerão!

Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL E a luta continua! Trabalhadores da Transtejo, CP, Metro e STCP em greve às horas extraordinárias