CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

Partido

Honra ao Camarada Leonel Coelho!

2-leonelcoelho

É com grande emoção que prestamos a nossa derradeira homenagem ao camarada Leonel Coelho, militante comunista dotado de uma força indomável, de uma coragem inabalável, que lutou toda a sua vida contra a exploração, quer através da sua escrita, quer da acção prática, agindo e intervindo directamente em todas as situações que o indignavam e revoltavam, tomando o associativismo como uma possibilidade para despertar consciências e encontrar caminhos.

Nascido no Ribatejo, em Ortiga, há 87 anos, deixou marcado na sua obra os tempos difíceis da sua infância e juventude, as suas ânsias, os seus afectos, a sua enorme solidariedade e, sobretudo, o desejo de liberdade que o acompanhou até ao último dia.

Leonel Coelho era uma força da natureza, um combatente comunista, um homem de sete fôlegos, operário, camponês, escritor laborou sempre arduamente sem nunca desistir de lutar, insubmisso aos poderes, nunca calando as injustiças, apoiando convicta e firmemente as mais variadas causas, manifestava-se e a sua voz ficava a ecoar nas nossa cabeças, desafiante e firme.

O camarada Leonel Coelho foi militante do Partido durante mais de cinquenta anos, desenvolvendo a sua actividade no distrito de Setúbal, especialmente em Alhos Vedros - Moita onde era conhecido e respeitado, exactamente, pela dignidade, seriedade, transparência e empenho com que, durante toda a vida, tratou matérias, questões e sobretudo as pessoas.

Ainda na sua última reunião de Partido, no passado mês de Setembro, todos pudemos sentir a sua determinação, a sua vontade indomável presente nas propostas e críticas que fez para reedificar o Partido, pronto a recomeçar o trabalho sem vacilações, apelando ao trabalho, ao estudo, à urgência de intervenção nas lutas e à rejeição de todos e de todas as formas que não tivessem por objectivo a luta pela emancipação do povo, isto é, pela edificação do Partido. A palavra desistir não fazia parte do seu léxico. Nem sempre de acordo, muitas vezes crítico, mas sempre presente.

Morreu, hoje, sete de Dezembro, às 19 horas o Homem, mas fica o seu exemplo! O exemplo de quem ousou lutar, ciente de que só assim poderia vencer.

Honra ao camarada Leonel Coelho!

Viva o Partido!

pctpmrpp


 

Partilhar
Está em... Home PARTIDO Honra ao Camarada Leonel Coelho!