CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

Partido

Centenário da Revolução de Outubro

Filme de Eisenstein: Ivan, o Terrível

Debate sobre a Ditadura do Proletariado

No próximo sábado, dia 25 de Novembro, às 17H00, na Avenida do Brasil, em Lisboa 

 

 

O filme que vos convidamos a ver neste próximo dia 25 de Novembro – IVAN, O TERRÍVEL -, com início às 17H00 na sede do PCTP/MRPP na Av. do Brasil, é um dos grandes filmes do genial realizador comunista russo Serguei Eisenstein que viveu e divulgou intensa e brilhantemente as páginas mais importantes da história da Rússia e do povo russo, em particular as que antecederam a Revolução de Outubro e as que se viveram com a tomada do poder político em Petrogrado pelos operários e camponeses russos.

Esta fantástica obra-prima de Eisenstein e o seu último filme descrevem a história do arquiduque de Moscovo, Ivan IV, que assume o poder na Rússia no século XVI, como seu primeiro Czar, e inicia a luta pela unificação de uma Rússia dividida em vários principados, combatendo os seus principais inimigos, os Boiardos, e fundando uma nova aristocracia feudal, os Oprichnina.

Após o assassinato da sua mulher Anastásia https://www.cialissansordonnancefr24.com/cialis-pharmacie/ no decorrer desta luta, Ivan abdica e abandona Moscovo, regressando mais tarde para retomar a luta pela reunificação da Rússia. Agindo com astúcia, escapa a várias tentativas de assassinato levadas a cabo pelos seus inimigos, que contam como aliada uma tia do Czar que pretende levar ao trono o seu filho incapaz, acabando por derrotá-los e eliminá-los.

O debate com o camarada Arnaldo Matos que se seguirá ao filme, e para o qual estimaríamos contar com a vossa participação, tem como tema central a ditadura política instituída na Rússia após a Revolução de Outubro, dirigida por Lenine e os bolcheviques, e a natureza de classe que assumiu a ditadura do proletariado. Esta é uma das questões políticas centrais suscitadas pela revolução de 1917, cuja resposta correcta à luz do marxismo levará a compreender as razões da derrota daquela revolução e a retirar os ensinamentos necessários para que os comunistas e os operários não venham a falhar na inevitável instauração de uma sociedade comunista, sem classes e sem exploração do homem pelo homem.

Esperamos pela vossa presença! Sereis bem-vindos(as)!

 

 

 

 


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home PARTIDO Centenário da Revolução de Outubro Filme de Eisenstein: Ivan, o Terrível Debate sobre a Ditadura do Proletariado