CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

Partido

Madeira: Uma Região de Desemprego e de Fome

Camaradas,

Em Dezembro passado, estavam registados no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) da Madeira 22 603 desempregados.

Comparado com o mês de Novembro do ano transacto, o desemprego na Madeira no mês de Dezembro subiu cerca de 2%.

Quando Alberto João Jardim assumiu a presidência do governo regional, há trinta e seis anos, havia 9 465 madeirenses e portossantenses sem trabalho. Com os investimentos públicos financiados pelo orçamento do Estado e pelos subsídios da União Europeia, o desemprego regional diminuiu levemente até Dezembro de 2008, quando voltou a atingir o número de 9 302 inscritos no centro regional do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Nos seis anos que se seguiram, de Dezembro de 2008 até Dezembro de 2014, o desemprego destruiu em média 3 000 postos de trabalho por ano.

O Alberto João entrou com 9 465 desempregados e deixou 22 603 desempregados à saída, ou seja, deixa três vezes mais desempregados, em números redondos, do que aqueles que encontrou à entrada.

Este último número, verdadeiramente astronómico, de 22 603 desempregados é a causa principal da emigração, da fome, da doença, do desespero e da miséria em que vive – melhor seria dizer em que morre – um terço das famílias da Madeira e do Porto Santo.

Segundo o censo demográfico de 2011, a população activa na região autónoma da Madeira era de 127 484 pessoas naquele ano, pelo que a taxa de desemprego actual na região é de 18% da população activa.

Esta é a maior taxa de desemprego registada em Portugal.

Mais de um terço dos madeirenses e portossantenses vive – se é que vive! – abaixo do nível de pobreza.

Vinte mil famílias da nossa Região Autónoma não têm dinheiro para pagar a água e a electricidade ou para mandar os filhos à escola. E também não têm dinheiro para comer.

Mesmo um largo sector da classe média da Madeira e do Porto Santo vive – se é que se pode chamar a isso viver – num estado de pobreza envergonhada, pois está na situação de falida, por causa do desemprego e dos cortes nos salários e nas pensões, tendo já perdido as casas onde viviam e que haviam comprado com empréstimos bancários que agora não conseguem pagar.

A Madeira e o Porto Santo são hoje uma das regiões mais pobres do país.

Os nossos velhos morrem como tordos nas urgências hospitalares, porque ficaram sem pensões ou com pensões de tal modo exiguas que não dá nem para comer nem para comprar os medicamentos.

Camaradas,

É preciso que nos levantemos como um só homem contra esta política do governo central e do governo regional. O PCTP/MRPP vai concorrer às próximas eleições regionais para desmascarar o governo de traição nacional Coelho/Portas e o governo de traição regional PSD, seja do Alberto João seja do Albuquerque.

Nós, camaradas, propomos uma política de não pagamento da dívida pública da Região e do País, usando, quanto à Região Autónoma da Madeira, o dinheiro da dívida, no valor de 1,6 mil milhões de euros, para financiar o desenvolvimento económico da Região.

Nós, madeirenses e portossantenses, não aceitamos mais a política de austeridade, imposta pelo governo central e pelo governo regional, e exigimos uma política de emprego, para o desenvolvimento económico da nossa Região.
As famílias que estão desempregadas devem receber subsídio de desemprego, enquanto o desemprego durar.

As famílias com rendimentos inferiores ao salário mínimo nacional, devem receber da segurança social da Região um subsídio para o pagamento da água e da electricidade e devem ficar isentas do pagamento das taxas moderadoras no serviço de saúde e dos medicamentos.

A segurança social da Região deve assegurar uma refeição diária, servida nas escolas, às crianças cujas famílias estão desempregadas.

A Região deve negociar com os bancos uma moratória para aqueles funcionários públicos e trabalhadores que contraíram empréstimos para a compra de casa própria, e que ficaram sem ela, por causa da situação do desemprego ou do corte salarial de que foram vítimas.

Camarada,

Inscreve-te no PCTP/MRPP, porque todos juntos vamos lutar contra o desemprego e contra a miséria em que nos encontramos, por causa da política do governo de traição nacional Coelho/Portas e de traição regional do Alberto João e seus jagunços.

Inscreve-te no nosso Partido! O nosso Partido defende-te e desmascara os teus traidores!

Conta connosco! Contamos Contigo!


Comité Regional da Madeira do PCTP/MRPP



Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home PARTIDO Madeira: Uma Região de Desemprego e de Fome