CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Enfermeiros em greve

O sindicato dos Enfermeiros convocou uma greve para os próximos dias 9 e 10 de Julho. Em causa está o aumento do horário de trabalho das 35 para as 40 semanais, situação essa que “afecta a qualidade dos serviços aos utentes e não corresponde ao aumento dos salários dos profissionais”, como afirma o presidente do sindicato.

Esta forma de luta tem ainda como objectivo combater as desigualdades salariais e as subcontratações feitas por empresas que pagam salários à hora de miséria, muito abaixo do estipulado nos contratos de trabalho. Aqueles contratos são celebrados pelas ARS`s, com a ARS de Lisboa à cabeça, batendo todos os recordes desta forma de trabalho quase escravo.

Relembremos aqui que diversos hospitais começaram a despedir trabalhadores enfermeiros com contratos precários - exemplo último é o do Hospital Curry Cabral onde 50 trabalhadores foram na passada semana informados que iriam ser despedidos pelo Conselho de Administração. São enfermeiros, assistentes operacionais e assistentes técnicos que trabalham há três anos no hospital e cuja permanência é vital para o funcionamento da unidade de saúde.

A política que este governo de traição nacional insiste em prosseguir – e que não mais não corresponde do que a um afinar e replicar das políticas impostas por governos anteriores, nomeadamente o de Sócrates, em boa hora corrido pelo povo – levou a que, só no último ano, mais de 7 mil enfermeiros, seguindo aliás o conselho de Coelho, tenham procurado fora do país a solução e saída profissiional para a qual tanto trabalharam e estudaram.

Uma sangria criminosa de profissionais essenciais para uma política de saúde ao serviço dos trabalhadores e do povo que é necessário rapidamente estancar.

Esta luta, mais do que justa, só vem demonstrar – no seguimento da recente greve geral – que se impõe levar por diante novas e mais prolongadas greves gerais, sempre com vista a derrubar este governo de traição nacional. Sem que este objectivo seja alcançado, os trabalhadores não conseguirão travar o plano de aniquilação em marcha da classe operária e do movimento de luta dos seus aliados.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Enfermeiros em greve