CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Nova Greve dos Mineiros da Panasqueira

Reuniu ontem, dia 12 de Abril, das 14H00 às 16H15, no Clube dos Mineiros, na Panasqueira, o Plenário dos Trabalhadores, para discutir o balanço da reunião tripartida, realizada na véspera, nas instalações do Ministério do Trabalho na cidade do Porto.

A participação dos mineiros no Plenário foi maciça, com o Clube totalmente cheio de operários e outros trabalhadores da Mina.

Depois de ouvidas as informações transmitidas pelos dirigentes sindicais, os mineiros exprimiram no Plenário a sua indignada revolta contra a atitude dos dirigentes da empresa concessionária e, designadamente, contra a proposta provocatória do lacaio Alfredo Franco, presidente do conselho de administração da concessionária Sojitz Beralt, que admitia um aumento do salário inferior a 3 euros mensais, como se fora uma esmola...

A proposta dos sindicatos, aprovada pela quase totalidade dos mineiros, com apenas três abstenções, foi a da realização de nova greve de 48 horas, nos dias 30 de Abril e 2 de Maio, com o feriado do 1º de Maio pelo meio.

No Plenário, alguns mineiros defenderam a ideia de uma greve prolongada de um mês, ou mesmo por tempo indeterminado. “Já estamos fartos das liturgias políticas de invocarem que não têm dinheiro; então por que é que não se foram já embora?” – salientou um dos mineiros.

A greve agora convocada é a terceira greve que se realiza este ano nas minas da Panasqueira. As greves anteriores, a 10 de Março (24 horas) e a 3 e 4 de Abril (48 horas) tiveram uma adesão superior a 90% dos trabalhadores da empresa concessionária.

São mais firmes do que nunca a unidade e a determinação dos mineiros da Panasqueira. Apoiemos com todas as nossas forças a greve agora marcada para os dias 30 de Abril e 2 de Maio: pelo aumento de 55 euros mensais sobre o salário base e por melhores condições de trabalho.

A luta dos mineiros da Panasqueira é também uma luta contra o governo de traição nacional Coelho/Portas, pois é este governo, de mãos dadas com a Tróica, que tem empobrecido, com aumentos de impostos, cortes nos salários, roubo do trabalho e congelamento da contratação colectiva, os trabalhadores portugueses, incluindo os mineiros da Panasqueira.

Viva a greve de 30 de Abril e 2 de Maio!
Viva o 1º de Maio!

E./P.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Nova Greve dos Mineiros da Panasqueira