PAÍS
Nova Greve dos Mineiros da Panasqueira
- Publicado em 12.04.2014
Reuniu ontem, dia 12 de Abril, das 14H00 às 16H15, no Clube dos Mineiros, na Panasqueira, o Plenário dos Trabalhadores, para discutir o balanço da reunião tripartida, realizada na véspera, nas instalações do Ministério do Trabalho na cidade do Porto.
A participação dos mineiros no Plenário foi maciça, com o Clube totalmente cheio de operários e outros trabalhadores da Mina.
Depois de ouvidas as informações transmitidas pelos dirigentes sindicais, os mineiros exprimiram no Plenário a sua indignada revolta contra a atitude dos dirigentes da empresa concessionária e, designadamente, contra a proposta provocatória do lacaio Alfredo Franco, presidente do conselho de administração da concessionária Sojitz Beralt, que admitia um aumento do salário inferior a 3 euros mensais, como se fora uma esmola...
A proposta dos sindicatos, aprovada pela quase totalidade dos mineiros, com apenas três abstenções, foi a da realização de nova greve de 48 horas, nos dias 30 de Abril e 2 de Maio, com o feriado do 1º de Maio pelo meio.
No Plenário, alguns mineiros defenderam a ideia de uma greve prolongada de um mês, ou mesmo por tempo indeterminado. “Já estamos fartos das liturgias políticas de invocarem que não têm dinheiro; então por que é que não se foram já embora?” – salientou um dos mineiros.
A greve agora convocada é a terceira greve que se realiza este ano nas minas da Panasqueira. As greves anteriores, a 10 de Março (24 horas) e a 3 e 4 de Abril (48 horas) tiveram uma adesão superior a 90% dos trabalhadores da empresa concessionária.
São mais firmes do que nunca a unidade e a determinação dos mineiros da Panasqueira. Apoiemos com todas as nossas forças a greve agora marcada para os dias 30 de Abril e 2 de Maio: pelo aumento de 55 euros mensais sobre o salário base e por melhores condições de trabalho.
A luta dos mineiros da Panasqueira é também uma luta contra o governo de traição nacional Coelho/Portas, pois é este governo, de mãos dadas com a Tróica, que tem empobrecido, com aumentos de impostos, cortes nos salários, roubo do trabalho e congelamento da contratação colectiva, os trabalhadores portugueses, incluindo os mineiros da Panasqueira.
Viva a greve de 30 de Abril e 2 de Maio!
Viva o 1º de Maio!
E./P.
Dar Voz a Quem Não Tem Voz
Oeste
Um exemplo de liquidação do SNS
Recebemos de um nosso leitor a carta que expressa a preocupação quanto ao previsível encerramento do hospital de Torres Vedras e que, abaixo, transcrevemos na íntegra
Exmos Srs,
Meu nome é Patrick Francisco, tenho 46 anos, e sou residente em Torres Vedras.
Tomei a liberdade de deixar aqui uma reflexão sobre uma questão fundamental para os cuidados de saúde na Região Oeste de Portugal.
Um dos temas que tem suscitado grande preocupação entre os torrienses e em toda a Região Oeste, está relacionado com o acesso aos serviços hospitalares. Até agora, a Região Oeste tem sido servida por 3 Hospitais, nomeadamente em Torres Vedras, Caldas da Rainha e Peniche.