CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

"Pescadores Sem Sardinha e Sem Salário" - Afinal Quem tinha, Uma Vez Mais, Razão?
Publicado em 23.08.2015 

pescadasardinha01Em 9 de Janeiro deste ano, num notável texto então publicado no Luta Popular Online, intitulado "Pescadores Sem Sardinha e Sem Salário", o camarada Arnaldo Matos denunciou veemente e claramente que a política de vende-pátrias levada a cabo pelo governo de traição nacional PSD/CDS, pela mão da ministra Cristas, aceitando a imposição de uma quota de pesca da sardinha absolutamente provocatória de apenas 13.500 toneladas para este ano de 2015, iria conduzir inevitavelmente a que os 2.500 pescadores da faina da sardinha, cada um deles com uma média de 4 pessoas para alimentar, ficassem a meados do ano sem trabalho e sem pão para as suas casas.

Nos meses que se seguiram, e perante o silêncio cúmplice de muitos dos que (só) agora aparecem a dizer protestar, com os sindicatos dos pescadores à cabeça, esta gentalha do governo - que anda a vender a retalho o nosso país e que permite que os pescadores espanhóis, em particular os galegos, venham capturar nos nossos mares, incluindo os do Algarve, as sardinhas que proíbe os pescadores portugueses de apanhar - tentou por todos os meios iludir a realidade e fazer crer que as coisas não se passariam assim, que neste ano de 2015 até poderia haver aumento da quota e que a senhora Cristas e que o governo Coelho/Portas estariam a salvaguardar junto da União Europeia os interesses dos pescadores portugueses.

Até que ... cerca de 7 meses depois, rebenta a bronca e neste Sábado, dia 22 de Agosto, e precisamente sob o pretexto de que foram atingidas as respectivas quotas de pescado, é proibida a pesca da sardinha em Peniche e na Nazaré, sendo que o mesmo acontecerá até ao final do presente mês em todo o Algarve.

Caiu, pois, a máscara aos traidores e vendilhões! E então, perante os justos protestos de pescadores e armadores, o que responde a sacrista da Cristas? Simplesmente isto: que o acordo de traição tem de ser cumprido, que não há qualquer hipótese de extensão do período ou da quota de pesca e que é melhor os pescadores estarem quietos e calados "sob pena de a União Europeia impor uma quota para a sardinha mais penalizadora"(sic)!

É esta a postura e a linguagem dos verdadeiros traidores sem escrúpulos para com os pescadores portugueses: morram à fome, aceitem passivamente o roubo dos vossos mares e estejam mas é calados e quietos, porque senão é pior!

Perante toda esta vergonhosa ignomínia, é pois mais justo e actual do que nunca o apelo com que o camarada Arnaldo Matos concluia aquele seu belo texto, e que por isso mesmo aqui me permito relembrar expressamente:

"Lançai as vossas traineiras ao mar e ide pescar as sardinhas que os barcos espanhóis vos estão a tirar da vossa boca e da boca dos vossos filhos!

Se não vos deixarem entrar com a sardinha na lota, vendei-a na praia ao povo que a quiser comprar!

Basta! Isto não é um país de carneiros. Isto é um país de homens e mulheres, um país de pescadores também.

Erguei-vos, gente do mar! Não tenhais medo! É preciso parar definitivamente com este governo de vende-pátrias, que nos quer matar à fome! Erguei-vos, que a vitória será vossa!

Morte ao governo de traição nacional Coelho/Portas!

Vivam os trabalhadores portugueses!"


Afinal quem tinha, uma vez mais, razão?!...


António Garcia Pereira

Leia também:
Pescadores Sem Sardinha e Sem Salário

 

 



Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País POLÍTICA GERAL "Pescadores Sem Sardinha e Sem Salário" - Afinal Quem tinha, Uma Vez Mais, Razão?