CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

As Demolições e as Provocações Policiais Fascistas
Continuam no Bairro de Santa Filomena!
Publicado em 07.07.2015 


2015-07-07-santafilomena001Hoje dia, 7 de Julho, no Bairro de Santa Filomena, na Amadora, a Câmara Municipal (do PS, recorde-se) prosseguiu com o plano 
fascista de despejos dos moradores daquele Bairro, procedendo à demolição de várias casas, contando para tal com inúmeros esbirros da polícia municipal e da polícia de intervenção.

O Bairro encontrava-se assim totalmente cercado por aquelas forças policiais, armadas até aos dentes, que impediam a entrada no Bairro de qualquer elemento que não fosse morador, sob o pretexto, frequentemente utilizado pelos esbirros da Polícia antes do 25 de Abril, de “evitar ajuntamentos”. Esta, que é uma posição claramente fascista e intimidatória da polícia, visa, isso sim, procurar impedir qualquer tipo de protesto ou de resistência contra as demolições e de abafar a voz dos elementos do Povo que se erguem contra estas atrocidades.

A Câmara e as polícias têm usado a táctica de proceder às demolições com verdadeiras operações relâmpago, não anunciadas previamente e de curta duração, sendo suspensas logo depois para evitar a organização da resistência dos moradores. O bairro está assim a ser demolido faseadamente, com assaltos policiais consecutivos.

Apesar de estar proibida a entrada no bairro, era perfeitamente visível ao cimo de uma das ruas um amontoado de mobílias e outros pertences dos moradores cujas casas estavam a ser destruídas, enquanto outros funcionários camarários procediam ao corte da água e da electricidade, para que as máquinas – bulldozers - continuassem as demolições.

Como o Luta Popular denunciou em 26 de Março, o que está aqui verdadeiramente em causa é a desocupação destes terrenos para os entregar aos grandes especuladores imobiliários privados, “limpos” da presença de moradores pobres. Recorde-se ainda que tais terrenos foram adquiridos pelo Fundo de Investimento Imobiliário, pertencente ao Millennium BCP, no valor de mais de 40 milhões de Euros, com o objectivo de ali edificar mais um condomínio de luxo.

O PCTP/MRPP reafirma a exigência da suspensão imediata da destruição terrorista da única habitação dos moradores do Bairro de Santa Filomena. Exige igualmente a imediata demissão da presidente da Câmara Municipal da Amadora e dos comandantes das polícias que estiveram envolvidos em mais esta operação terrorista. E apela aos moradores do Bairro de Santa Filomena para que se mobilizem e organizem para resistir a estes despejos e para que exijam da Câmara Municipal a imediata atribuição de uma habitação alternativa e condigna a todas as famílias que se viram assim espoliadas da sua casa!


Leia também:
Assembleia Municipal da Amadora - O PS e o Bloco Central Contra os Moradores de Santa Filomena
Terrorismo no Bairro de Santa Filomena (Amadora) - Câmara do PS Despeja Moradores Ilegalmente




 



Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País POLÍTICA GERAL As Demolições e as Provocações Policiais Fascistas Continuam no Bairro de Santa Filomena!