CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

MINAS DE ALJUSTREL - JAZIGO DE FEITAIS
Basta de Mortes por Acidente de Trabalho!
Publicado em 20.05.2015 

(do nosso correspondente em Beja)

minas aljustrel 01Os acidentes de trabalho não param de acontecer. Ontem, nas Minas de Aljustrel, no jazigo de Feitais, pelas 09H30, morreu Joaquim Alberto Saramago Gomes, ex-mineiro de 48 anos, trabalhador de uma empresa subcontratada pela concessionária da obra da Mina - Almina. A sua morte, no interior da mina, resultou de uma queda de uma altura de cerca de 190 metros.

Joaquim Gomes era natural e residia em Odivelas-Ferreira do Alentejo-Beja, onde exercia as funções de tesoureiro da Direção do Grupo Desportivo de Odivelas e era tido por todos como um amigo estimado e disponível.

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) deslocou-se ao local, limitando-se, como já vem sendo hábito, à rotineira abertura de um inquérito para averiguar as circunstâncias de mais um acidente de trabalho mortal. Não deve ser esta principal função da ACT, que praticamente se limita a fazer o papel de médico legista. A sua função é fiscalizar, prevenindo os acidentes.

A repetição contínua deste tipo de acidentes, sem que sejam apurados rapidamente os seus responsáveis, tem de acabar! Os trabalhadores devem organizar-se e exigir que os seus representantes pressionem a Autoridade para as Condições de Trabalho para que esta realize uma rigorosa fiscalização preventiva, para que de uma vez por todas se deixe de viver este tipo de tragédias. No caso do trabalho das minas, que comporta um risco de vida elevado, não basta um sindicato reivindicar melhorias salariais, as melhorias das condições de segurança no trabalho são vitais.





Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País POLÍTICA GERAL Minas de Aljustrel - Jazigo de Feitais - Basta de Mortes por Acidente de Trabalho!