CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

CORRESPONDÊNCIAS

Naufrágio do Arrastão Olívia Ribau
(do correspondente na Figueira da Foz)

Mais uma vez se assiste a um naufrágio na barra da Figueira da Foz.

Desta vez, segundo populares que ouvi, houve MUITA negligência das autoridades marítimas, na medida em que afirmam que em pleno dia, 19h e poucos minutos e perante os audíveis pedidos de socorro das vítimas que se encontravam a escassos metros da costa, estes, os 1ºs só chegaram cerca de 45m depois !!... o próprio helicóptero de socorro teve que ser pedido ao Montijo, PASME-SE !! Há uma Base aérea, a nº5, a poucos km da Figueira da Foz (mas será que esta só serve para fazer executar exercícios nocturnos que de tempos a tempos muito incomodam a noite e o descanso dos habitantes da cidade e arredores ??!! )

Os tripulantes do arrastão OLÍVIA RIBAU, de 20m, alguns eram naturais da Figueira da Foz, sendo mais propriamente da Leirosa (Fig. da Foz) os 2 irmãos sobreviventes, de 40 e 41 anos respectivamente, de Mira (1) Caxinas (1). O pescador cujo corpo acabou por ser resgatado, era natural da Cova -Gala (São Pedro, Figueira da Foz) e tinha 56 anos. Continuam por resgatar os corpos do mestre, de 41 anos, natural da Costa de Lavos (Figueira da Foz), de um pescador de Mira, de 40 anos, de um pescador natural de Ílhavo, com 57 anos, por último falta também resgatar o corpo de um pescador de 41 anos natural da Cova-Gala, São Pedro, Figueira da Foz.

De estranhar continua sendo a total revolta dos populares que assistiram ao naufrágio e eram muitos que ao final do dia se encontravam não só em actividade de pesca á linha, no molhe Norte da barra, bem como de outros que praticavam os suas caminhadas do final do dia, junto ao molhe norte, pela demora e inoperância das autoridades marítimas para prestarem o devido e atempado socorro ás vítimas. De tal forma os ânimos se estavam a exaltar, que a PSP foi chamada ao local para controlar a situação.

A mota de água utilizada no salvamento dos 2 pescadores náufragos, foi por mote próprio de um Policia que estava de folga !! Quanto ás autoridades responsáveis... limitam-se a desmentir a população que assistiu ao vivo e a cores ao desenrolar da dantesca situação e ás múltiplas falhas que por estas lhes são apontadas, o que já não é de estranhar, uma vez que neste País se passou a cultivar a pouca vergonha de "culpa tem sempre que morrer solteira" , o que causa não só um acentuado desconforto, mas também uma acentuada e justa revolta, por parte do seu demasiado e untrajado povo trabalhador.
Há pouco, perto do meio-dia, eram visíveis na zona da barra os "tardios" meios de busca e salvamento, o casco do arrastão naufragado, bem como centenas de pessoas que acompanhavam o desenrolar dos acontecimentos, com justos comentários de revolta.

Como comentário pessoal, acrescento que lamento a forma como estes acontecimentos são de um certo modo repetitivos, porque se voltam, de uma forma cruel a desprezar os mais frágeis, aqueles que dão a vida sem reservas, para poderem ganhar o seu pão e das suas famílias, aqueles que de nada são donos, senão da sua enorme capacidade de sacrifício e que são as maiores vítimas das traições das" regras" despudoradas implementadas por um "governo" servil, a soldo de uma Alemanha que os faz curvar consciente e programadamente.

07.10.2015

Maria Isabel Costa

 




Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home Dar Voz a Quem Não Tem Voz Naufrágio do Arrastão Olívia Ribau